17 de mai de 2011

Discussão de volta à Cena

A Paz do Senhor Jesus, Amados Irmãos e Internautas do nosso Blog, quero responder a uma pergunta que é de interesse de muitos; um Irmão que pediu pra não ser identificado do Orkut, perguntou-nos: "Porque a Igreja Missão Adventista da Promessa não consagra Diaconisas, se o seu Doutrinal, não difere do mesmo da Igreja Adventista da Promessa, e se a Igreja apoia o Doutrinal Promessista como sendo completamente coerente?"

Meu Irmão; é bem da verdade que consideramos o Doutrinal da IAP coerente, mas não o consideramos como a ultima palavra em questões de Doutrina, pra nós a Unica Regra de Fé e Prática é a Biblia Sagrada, portanto mesmo o Doutrinal expondo coerentemente os Assuntos Biblicos, há quem procure interpretá-lo à sua maneira, por isso convido o leitor a fazer a leitura desse documento assinado por muitos irmãos promessistas, alguns anos atrás, o mesmo foi assinado por estes irmãos dos quais muitos deles atualmente são pastores de lá.



O DOUTRINAL E A SAGRAÇÃO DE DIACONISAS

Veja o que diz o nosso doutrinal sobre sagração ministerial:

---Embora não ser um assunto controvertido, pois está claramente delineado e explicado na bíblia,há algumas seitas religiosas que não compreendendo o assunto procuram baralhá-lo, acrescentando as consagrações bíblicas outras que nela não se encontram,e procuram basear-se nos princípios da organização e não na bíblia.(Pr. Genésio Mendes – Doutrinal,pág. 122).

---As Sagradas escrituras apresentam o valor da consagração e os graus da mesma que , biblicamente se resumem em dois: Presbíteros e Diáconos, Fora dessas duas consagrações a bíblia só apresenta cargos mas não consagração.(idem)

---Note o leitor: que a bíblia só apresenta duas consagrações – PRESBITEROS E DIACONOS. (idem. Pág. 127)

---Note-se que na formação do ministério Apostólico que haviam esses cargos em HOMENS consagrados.

---Os que recebiam a consagração, iam passando a outros de conformidade com a ordem recebida, mas consagravam Presbíteros e diáconos.

---Esses exemplos dos primeiros Apóstolos e anciãos é claro e demonstram que para a igreja atual ser Apostólica, tem de usar as mesmas consagrações –DUAS- Presbíteros e Diáconos.

---Uma terceira consagração... é fora da Bíblia

---A IGREJA ADVENTISTA DA PROMESSA conhece e anda conforme a regra estabelecida pela bíblia em todas as suas doutrinas.(idem,pág. 128)

O que abaixo está escrito é da revista O RESTAURADOR da nossa igreja de janeiro/fevereiro de 1984, págs 6-8:

Palavra do então Pr. Presidente do Presbitério da Igreja Adventista da Promessa Cassiano Domingos de Souza sobre o oficio de “diaconisa”.

---Antes de Abordarmos o tema a que nos propomos, “o ministério ou oficio de diaconisa, tema, aliás, não de tudo pacifico;

---Não é de se estranhar que Paulo Afirmasse o que está escrito em Iº Cor. 14;34 e e Iº Timóteo 2;11-12,isto é,não é permitido que a mulher ensine na igreja,mas esteja em silencio com toda sujeição.

---Por isso entendemos,o porque a bíblia não ser, clara ou francamente favorável ao ministério da mulher.

Com o tempo,quase todas as igrejas Evangélicas adotaram o ministério de diaconisa,chegando a igreja luterana a possuir cerca de 50 mil “diaconisas”.(O restaurador,Jan/Fev, de 1984,Pr Cassiano Domingos)

Sobre Romanos 16;1-2

Recomendo-vos a nossa irmã Febe, que está servindo à igreja de Cencréia para que a recebais no Senhor como convém aos santos e a ajudeis em tudo que de vós vier a precisar; porque tem sido protetora de muitos e de mim inclusive

PROBLEMA DA SAGRAÇÃO DIACONISAL

---O Problema sobre diaconisa,não é nós que queremos de ser contra o presbitério,mas só de contra essa sagração de mulher ao diaconato pois é um assunto que não tem na sagrada.(Colaboração do diácono Davi Severino e,irmã Severina Herculano e irmão Gerson de Souza).

---O problema de sagração de diaconisa não é de opinião isolada de alguém mas de muitos irmãos dedicados e consagrados espalhados em vários locais que são contra essa doutrina anti-biblica.

---Onde foi que os Senhores foram arrumar tal ensinamento na bíblia sagrada?Impossível.

---Mostre-nos no Antigo ou no novo Testamento,pois,Jesus nem os Apóstolos ensinaram tal doutrina.

---E a prova disso é que nosso doutrinal não revela tal ensinamento.Por que isso?Medo?Deus o sabe.

---Fiquem certos que muitos consagrados são contra essa sagração de “diaconisa” e se por ventura algum é a favor,não é por convicção própria e sim por interesse pessoal.

---A Igreja Adventista da Promessa nasceu sem essa doutrina anti-biblica.

---E o que me causa revolta é como homens do conhecimento dos senhores,aceitam ensinar e pregar tal heresia,contrariando genuína doutrina da igreja promessista.

---Só para beneficiar um grupo de irmãs,quando a bíblia proíbe aumentar ou diminuir qualquer palavra já registrada.Apoc.22;19(Colaboração do Jovem Antonio Xavier de Souza Filho)da mesma sorte as mulheres.

---Salientemos porém,que o Apostolo Paulo era homem sábio,culto e profundo conhecedor das escrituras sagradas,além de tudo,inspirado

pelo Espírito Santo de Deus,de tal maneira,que não era homem de embaraços.Note esta expressão de I Timóteo 5;16 “se algum crente ou alguma crente tem viúvos...”Para uma introdução tão simples o Apostolo usa dois termos um relativo ao masculino outro ao feminino.E por que não usaria da mesma forma com relação a sagração de “diaconisas”?

---E o mais interessante são os versos 12 e 13,verso13 (de 1º Timóteo)-Porque os que servirem bem como diáconos,(“não,diaconisas”) adquirirão para si uma boa posição(com certeza Paulo se refere a consagração de presbítero.)

---Ora,porque os diáconos adquirirão para si uma boa posição e as diaconisas não?

---Ora, da mesma sorte as mulheres.

---Nenhum dos Apóstolos escreveram sobre a sagração de mulheres.

Para os Sábios:

---Se encontraram na Bíblia, a consagração de diaconisas, nos mostre na mesma bíblia, o impedimento da sagração de mulheres a presbíteras, o qual vai ser impossível. Da mesma sorte as mulheres!(Colaboração do jovem, então diácono, atual presbítero Sebastião Xavier de Souza)

LIÇÕES BÍBLICAS DA I.A.P Nº04 de 1972 e 1959 (O DIACONATO-HOMEM)

Texto áureo: “ESTA é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja.” 1º Timóteo 3;1

---Os aspirantes a diáconos serão depois candidatos ao presbiterato – nota nº11 da mesma lição.

---Nota nº09 – o diaconato é um ministério auxiliar do pastorado,o qual forma o Presbiterato e o Episcopado da igreja. Somente há estes dois ofícios de consagração no Novo Testamento,os demais são cargos de eleição.

LIÇÃO BÍBLICA DE JUNHO A SETEMBRO DE 1997 Lição de nº 02 para 12/07 Pr. José Miguel Soares Filho

A mulher e seu papel no plano de Deus.

As santas mulheres ajudaram nos trabalhos do Evangelho,como Joana e Susana que tanto serviram a Jesus.(Lucas 8;1-3.) E outras ocupações mais na obra de Cristo,menos Ministeriais, 2ª João 1;1 A Senhora eleita, Lóide e Eunice,mulheres que deixaram rastros de luz;não temos informações de mulheres que tenham ocupado cargos ministeriais no Antigo e Novo Testamento, 2º Timóteo 1;5. Além disso, é extrabiblico.

Lição nº03, 19/07/1997 A SIMPLICIDADE DO POVO DE DEUS (Prº José Miguel Soares Filho)

Comentário:O pensamento de “tornar-se igual” é muito antigo no ser humano;remonta há séculos;veja o desejo da mulher em ser igual a Deus...este pensamento da serpente tem surtido efeito para a contaminação do povo de Deus;Justificarmesmo manifestado com outras palavras tem conseguido abala as bases da igreja em nossos dias,assim como no primeiro casal.

Palavra do então presidente geral do presbitério;Prº Cassiano Domingos de Souza: à medida que os anos passam diminui a distancia entre o servo de Deus e a Sodoma que nos rodeia.Somos induzidos pelos meios de comunicações as práticas menos sãs e a igreja de Deus continua se desfigurando procurando imitar o mundo.Temos observado pessoalmente e cartas nos tem chegado de muitas regiões dando conta de que está havendo um afrouxamento dos princípios que sempre defendemos.

Observação:Esta literatura à igreja promessista,foi atualizada,e por tal motivo não contem o nome das pessoas que à época elucidaram a estrutura dessa carta,e seu respectivo apoio a não consagração de mulheres ao ministério.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: